Meio de pagamento ganha espaço e já é usado por 22% dos entrevistados
Uma pesquisa da Yapay, empresa de soluções de pagamentos, em parceria com o portal E-Commerce Brasil, mostra as percepções de comportamento do consumidor em pagamentos via Pix. Ela mostra que o método de pagamento preferido dos consumidores ainda é o cartão de crédito (de forma parcelada), com 45% das respostas, mas o novo meio de pagamento ganha espaço e já é assinalado por 22% deles.
Podendo assinalar mais de uma alternativa, 65% dos lojistas que participaram do estudo acreditam que a modalidade de pagamento está substituindo os boletos bancários. Já 50% afirmaram que ele esteja substituindo as transferências bancárias.
Por conta disso, e como incentivo, 29% dos lojistas informaram que implementaram o desconto para o pagamento via Pix. Além disso, 9% também direcionaram descontos exclusivos para o processo e 40% ainda não implementaram nenhum tipo de incentivo, mas planejam realizar no futuro.
Além disso, 79% dos lojistas acreditam que o que realmente influencia o consumidor ao escolher um pagamento por Pix é a velocidade da aprovação da compra. Com relação ao lado positivo para o lojista, 40% dos respondentes afirmaram que a adoção do método resultou em aumento da conversão.
Podendo assinalar mais de uma alternativa, 31% afirmaram que o Pix possibilitou maior capital de giro e 20% aumento das vendas. A pesquisa ainda mostrou que 18% registraram aumento na margem de lucro e 11% na fidelização do cliente. Quando questionados sobre os principais fatores que os fizeram adotar a novidade, 47% assinalaram os custos e taxas de implementação.
Além disso, 31% destacaram a credibilidade e a segurança do meio de pagamento. Também na faixa de 31% estão os que responderam facilidade do meio de pagamento. Por fim, 25% disseram que implementaram o Pix pela facilidade. Por enquanto, a principal dificuldade dos lojistas com esse novo método de pagamento são as falhas no sistema: 27% das respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário