Os varejistas recorrem à retail media para conectar marcas com o público
Uma pesquisa realizada pela empresa de commerce media Criteo com mais de 1.000 consumidores brasileiros mostra que, no primeiro trimestre de 2023, 84% dos brasileiros relataram ter feito compras on-line ‘não planejadas’ após ver anúncios de produtos em plataformas de comércio eletrônico.
O estudo também descobriu que 64% dos entrevistados relataram que compraram itens que viram pela primeira vez nos mesmos sites. Ele ressalta que o caminho tradicional de compra foi transformado graças à mistura acelerada do mundo digital e físico, com a expansão geral do e-commerce.
Também mostra que essa crescente experiência omnichannel criou jornadas mais fluidas, gerando pontos de contato adicionais para interagir com os compradores. Com a evolução do mercado, entender a jornada do comprador é fundamental para desenvolver uma estratégia de marketing que gere resultados comerciais.
Assim, com o comportamento de compra do consumidor mudando tão drasticamente, as marcas querem ter certeza de que estão onde está a ação e alcançar compradores de alta intenção no ponto de venda nos sites e aplicativos de seus parceiros varejistas. Daí a importância da retail media, anúncios colocados por uma marca no site ou aplicativo de e-commerce.
Essas compras “não planejadas” mostram o enorme potencial para sites de e-commerce gerarem receitas de publicidade além de seu negócio principal de varejo e para marcas alcançar e envolver os consumidores em todas as etapas da jornada do comprador.
De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados foram motivados a fazer uma compra não planejada anteriormente devido a “uma promoção anunciada”, enquanto 28% atribuíram sua decisão de compra porque “o produto atendeu às características que eles pretendiam comprar”. Enquanto isso, 20% afirmam que a compra foi feita devido à qualidade do próprio anúncio on-line.
Com esses resultados, nos últimos anos a retail media surgiu como uma forma de os varejistas ajudarem as marcas a aproveitar seus dados próprios e fornecer os anúncios personalizados que os consumidores desejam. No entanto, muitas marcas, especialmente aquelas que dependem da distribuição do varejista, simplesmente não possuem informações suficientes para ativar campanhas impactantes.
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