Dados da entidade indicam uma retração de 4,3% frente ao período anterior
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que as vendas totais no país por meio do e-commerce chegaram a R$ 40 bilhões no primeiro trimestre de 2023, indicando uma retração de 4,3% frente ao período anterior. Também segundo estudo, o consumo on-line representa, hoje, mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional.
Mesmo assim, o crescimento esperado para os próximos meses é mais otimista, principalmente no segundo semestre. Para este ano, como um todo, a previsão do levantamento da ABComm é que o faturamento seja de R$ 172 bilhões. Apesar disso, o incremento do e-commerce ainda será tímido, de 1,5%.
Para Mauricio Salvador, presidente da entidade, o baixo crescimento nas vendas nos primeiros meses do ano se deve a um conjunto de fatores, como a incerteza em relação à economia nacional, incluindo a aprovação de pacotes fiscais e outros temas que impactam o segmento.
“A redução no faturamento de empresas que enfrentaram problemas no balanço, a questão fiscal que afetou companhias estrangeiras e a manutenção dos juros que prejudicou as vendas a prazo são alguns dos motivos por trás dessa queda. Apesar dos desafios, acreditamos que haverá recuperação nos próximos meses”, explica o executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário