O avanço em São Paulo foi de 8,6% e em âmbito nacional chegou a 5,0%
Os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (PMC/IBGE), revelam que em fevereiro passado houve um avanço de 8,6% no volume de vendas de material de construção na economia paulista e de 5,0% em âmbito nacional. Foi o segundo aumento seguido na comparação com os mesmos períodos de 2023.
Com essa evolução, o acumulado do primeiro bimestre mostra um acréscimo de 4,6% no volume de vendas no estado e de 2,6% no país. Em doze meses, os resultados ainda permanecem em patamar negativo de 2,4% em São Paulo, mas em um cenário menos agudo que o auferido no mês anterior, quando a taxa foi de -3,3%.
Segundo o Departamento de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), a análise de janeiro já indicava que existia grande possibilidade de registro de bons números em fevereiro. E isso ocorreu, e com amplitude positiva até além do esperado.
“A base frágil de comparação, devido às retrações observadas ano passado em comparação a 2022, e a melhoria do ambiente conjuntural do consumo devido a números, também além do esperado da economia doméstica, como emprego, inflação e projeções do próprio Produto Interno Bruto Nacional (PIB), justificam esse cenário, que inclusive tende a se manter”, explica o economista Jaime Vasconcellos, consultor do Sincomavi.
Com portal Sincomavi
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