A experiência de compra no varejo não se limita mais a um único canal
Estudo realizado pela Wake, empresa de soluções digitais para o varejo e a indústria, feito em parceria com o Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, revela que 78,9% dos clientes alternam entre canais on-line e físicos ao realizar compras, fazendo isso em busca de praticidade e melhores preços.
Já apenas 11,7% dos mil entrevistados na pesquisa preferem compras nas lojas físicas e 9,4% exclusivamente no on-line. Com o conceito de unified commerce surgindo como uma evolução da omnicanalidade, o levantamento analisa o comportamento do consumidor nas compra e como a integração dos pontos de contato no varejo podem promover uma experiência mais fluída.
“A competição entre o on-line e o off-line não faz mais sentido no varejo moderno, já que a estratégia de unified commerce integra a jornada do consumidor, centralizando seus dados e tornando-os acessíveis em todos os canais - sejam lojas físicas, aplicativos ou sites”, diz Alessandro Gil, vice-presidente da Wake.
“Com opções como ‘comprar online e retirar na loja’ ou ‘comprar na loja e receber em casa’, além da tecnologia OMS – que centraliza e gerencia pedidos em diferentes canais, eliminamos rupturas de estoque e garantimos uma experiência de compra contínua, independente do canal”, conclui o executivo.
Outros dados
O estudo também mostra que 37,5% dos entrevistados afirmaram realizar compras mensalmente, enquanto 37,3% visitam lojas pelo menos uma vez por semana. A maioria dos clientes busca as melhores opções diretamente em sites de busca (43,8%), seguido de aplicativos (42,9%) e redes sociais (34,6%).
Para os consumidores que compram exclusivamente on-line, o canal preferido ainda é o próprio site da loja (68%), seguido por aplicativos (58%), Instagram (23%) e WhatsApp (12%). Já na interação com marcas após uma compra, o WhatsApp é o canal preferido de 50% dos consumidores, com o e-mail vindo a seguir, com 22,1%; e as redes sociais, com 12,3%.
Com portal E-commerce Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário