No país, a evolução ficou em 9,4%, quase o dobro da obtida em agosto
Pelo quarto mês seguido, as vendas do comércio de material de construção do estado de São Paulo apresentou um avanço em relação ao mesmo período de 2023. Em setembro passado, a alta foi de 13%, a segunda maior oscilação positiva mensal de 2024, atrás apenas da registrada em abril (20,7%). No país, a evolução ficou em 9,4%, quase o dobro da obtida em agosto e a terceira maior do ano.
“Com o significativo resultado de setembro, que inclusive contrapôs o desempenho negativo visto no mesmo mês do ano passado, a taxa acumulada do volume de vendas do comércio de material de construção na economia paulista em 12 meses saltou para 4,2%, a maior desde os doze meses encerrados em dezembro de 2021”, destaca o economista Jaime Vasconcellos.
Para Jaime, os números do último quadrimestre consolidam o cenário de retomada dos bons números do comércio de material de construção no estado. “É importante ressaltar que comparamos este ano com o oscilante 2023, mas não se nega que os números positivos do setor são respostas ao fortalecimento da demanda com a resiliência do mercado de trabalho, entre outros tópicos.
Em sua opinião, é difícil conseguir sustentar a taxa de crescimento de setembro para os próximos meses. “Inclusive, já alertamos que para o médio prazo o recrudescimento da inflação e, consequentemente dos juros, tende a ser um freio”. Todavia, ele vê ainda com otimismo a manutenção do desempenho da atual demanda e consequentemente do setor para períodos mais curtos.
Com portal Sincomavi
Nenhum comentário:
Postar um comentário