Indicador acumula elevação de 1,97% e, nos últimos 12 meses, de 2,07%
O Índice Azure de Reajuste de Preços de Venda - Material de Construção (IRPA) sofreu uma variação de 0,93% em outubro, resultado muito superior aos registrados em setembro de 2024 (0,20%) e no mesmo mês do ano passado, quando recuou 0,21%. Com esse resultado, o indicador acumula em 2024 uma elevação de 1,97% e, nos últimos 12 meses, de 2,07%.
Vale lembrar que o Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), também contou com elevação em outubro: 0,67%. Os preços dos itens da construção foram a principal influência para esse aumento, ratificando a tendência de alta nos preços setoriais (confira mais detalhes).
Ainda segundo o relatório, o faturamento médio avançou pelo sétimo mês consecutivo, desempenho certamente impulsionado, mesmo que parcialmente, pelo aumento de preço dos produtos comercializados pelo segmento. Em outubro, o valor alcançado foi de R$ 840.679,00, uma variação de cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
Por fim, a margem bruta, também acompanhado pelo estudo produzido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), com dados da Azure Sistemas em 432 lojas de pequeno e médio portes, contou com recuo pelo terceiro mês consecutivo. Foi registrada uma queda de 33,51%, em setembro; para 32,55%, no mês passado.
Com portal Sincomavi
Nenhum comentário:
Postar um comentário