terça-feira, 8 de abril de 2025

VENDAS DE CIMENTO CRESCEM 5,9% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DESTE ANO

No período, foram comercializadas 15,6 milhões de toneladas do produto

A indústria brasileira de cimento registrou no primeiro trimestre de 2025 a venda de 15,6 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 5,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). 

Em março passado, a alta foi de 5,2% frente ao mesmo mês de 2024, com 5,3 milhões de toneladas comercializadas. Na comparação por dia útil, as vendas registraram no mesmo mês 244,9 mil toneladas, um crescimento de 5,6% em comparação a fevereiro e de 10,1% em relação a igual período de 2024. Assim, o resultado trimestral cresceu 6,0% ante os três primeiros meses do ano passado.

Segundo o Snic, o resultado é atribuído ao contínuo aquecimento do mercado de trabalho e renda da população, com recorde da série histórica da massa salarial e carteiras assinadas em fevereiro de 2025, além da taxa de desemprego, que foi a menor para um trimestre desde 2014, quando marcou 6,8%. Além disso, o mercado imobiliário, outro importante indutor no consumo de cimento, registrou expansão nos lançamentos puxado pelo programa Minha Casa Minha Vida.

 “As projeções para o primeiro semestre permanecem positivas, mas a instabilidade econômica marcada pela escalada da Selic, endividamento da população, inflação alta e questões fiscais devem reduzir os ganhos do setor no segundo semestre”, ressalta Paulo Camillo Penna, presidente da entidade.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário