Relatório indica que o faturamento do varejo brasileiro cresce 6,9% em 2022
A Black Friday, que aconteceu no varejo brasileiro no último dia 25, registrou vendas 4,3% maiores no setor de materiais para construção neste ano que no mesmo período de 2021. A informação faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo, empresa de serviços financeiros, sobre a movimentação de 18 setores.
Para avaliar a performance de vendas relacionada à data e apoiar vendedores de todo o Brasil com inteligência de negócios, a empresa analisou dados do varejo e percebeu que as empresas se movimentaram ao longo do mês de novembro e já no início da semana, contou com ofertas e descontos.
As promoções deste ano ainda contaram com a Copa do Mundo, no Catar, acontecendo no mesmo período, o que pode ter influenciado as vendas em alguns setores. Vale destacar que o crescimento total do varejo está em 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.
Em relação a 2021, a Black Friday teve vendas 21,1% maiores no varejo online e 5,4% maiores no varejo físico brasileiro. O segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de drogarias e farmácias (+25,9%).
De acordo com Vitor Levi, superintendente de Dados e Inovação da Cielo, o e-commerce foi o destaque positivo do período, apresentando um crescimento de 21,1% e mostrando que mesmo após a pandemia do Novo Coronavírus o comércio eletrônico é uma tendência que veio para ficar.
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