Setor foi prejudicado nas cadeias de produção e busca melhorar resultados
Dados da Logstore, startup que realiza a integração entre o varejo físico e o digital, indicam que o segmento de home center apresenta uma taxa elevada de ruptura nas vendas online. Em uma amostra de 225 mil pedidos processados, a ocorrência chegou a 19% na média, sendo que, desse valor, 11% desistem de concluir a compra e somente 8% aceitam substituir o produto.
Para Helson Santos, CEO da empresa, a taxa é bastante alta para os padrões do mercado, e sua redução, especialmente, em datas próximas a eventos comerciais como a Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal, tendem a ser um grande desafio para as empresas.
“A ruptura é um dos principais problemas das empresas varejistas. E a chegada de datas comerciais tão importantes para o setor reforçam a importância da atuação ativa das empresas na redução desses incidentes. O ideal é manter o índice em um valor constante e que não ultrapasse os 3%”, ressalta o executivo.
No caso do home center, o setor foi fortemente impactado por fatores externos, como problemas de manufatura e logística, o que acabou elevando os índices, sobretudo no início do ano. “A dificuldade de reabastecimento e manufatura por parte da indústria em razão da falta de matéria prima e outros insumos degradou a reposição de estoques nas empresas e, consequentemente, alguns produtos ficaram escassos em alguns períodos”, explica Helson.
O estudo mostra, porém, que apesar dos problemas ocasionados por fatores externos, como a pandemia do Novo Coronavírus, com a melhoria do cenário macroeconômico, o setor vem reduzindo esses índices. “É importante destacar que o processo de ruptura já foi bem maior e tem se estabilizado nos últimos meses. No início do ano, o setor teve taxas de ruptura próximas de 30%, por exemplo”.
Por fim, Helson Santos afirma que a retomada na categoria de indústria contribuiu para que esse número fosse reduzido ao longo dos meses e que o investimento em tecnologia também vem auxiliando nos processos. “A adoção de recursos para auxiliar na integração de canais de vendas, melhoria nos fluxos de gestão e processos contribuiu para uma maior eficiência nos processos de vendas e entrega de valor ao público final”, conclui.
Com portal Mercado e Consumo
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