Estudo também revela os principais atritos nas jornadas de compras digitais
Uma pesquisa inédita da SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score), analisou o comportamento de consumo e a percepção dos brasileiros sobre o período de festas de fim de ano durante as compras em supermercados e lojas em geral. A empresa ouviu mais de 2.441 mil consumidores em todo o Brasil, entre os dias 08 e 12 de dezembro deste ano.
Os dados revelaram que 69% dos respondentes afirmam que "longas filas nas lojas" são o principal ofensor da experiência dos clientes em lojas físicas nessas ocasiões. Já nas compras online, os itens que geram mais insatisfação ao consumidor estão relacionados à entrega, com 42% apontando longos prazos; e 39% dizendo que atrasos são os principais quesitos que afetam a experiência durante as compras nessa época do ano.
Outro ponto abordado na pesquisa foi a expectativa dos consumidores sobre os dias de funcionamento das lojas. Para 37% dos clientes, o fechamento dos estabelecimentos nos feriados de Natal e Ano Novo não é um problema. Porém, 21% afirmam que gostariam das lojas abertas todos os dias.
Por fim, contrariando a crença de que o brasileiro deixa as compras de Natal para a véspera, 39% dos respondentes afirmaram comprar os presentes na primeira quinzena de dezembro, enquanto somente 18% disseram que deixam para adquirir produtos nos dias 22, 23 e 24. Os que escolheram por antecipar suas compras representam 15%.
“Entender quais são os principais motivadores de insatisfação dos clientes nesse período de fim de ano é fundamental para criar uma melhor experiência para o cliente. Além disso, conhecer os hábitos de consumo dos consumidores permite criar estratégias muito mais assertivas nesse período”, diz Tiago Serrano, CEO da SoluCX.
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