Novas práticas inovam na identidade visual e nos materiais de comunicação
Celebrando seus 45 anos, a Blumenau Iluminação apresenta ao mercado um reposicionamento de marca, com definição de novas práticas, inovando na identidade visual e nos materiais de comunicação; além de um investimento de R$ 12,6 milhões na aquisição de um novo centro de distribuição.
“Nosso reposicionamento tem grandes pretensões. Além de direcionar as decisões estratégicas da empresa para os próximos anos e aumentar a conexão com os nossos colaboradores e clientes, nós planejamos reforçar nossa posição de referência em iluminação no Brasil”, diz Renato Medeiros, presidente da empresa.
Com o novo centro de distribuição, arrematado em um leilão neste mês, a Blumenau ganha mais 11.000m² de área construída. De acordo com Medeiros, o espaço receberá investimentos de pelo menos R$ 5 milhões em reformas e adaptações necessárias. A previsão é de que a nova estrutura esteja pronta em até sete meses.
A Marca
Com mais de 10 mil pontos de vendas ativos em cerca de 10 países e mais de 1.500 produtos em seu portfólio, a Blumenau Iluminação começou seu reposicionamento de marca no início de 2022. O projeto foi liderado pela supervisora de Marketing da empresa, Mayara Silva.
“Entendemos que tudo o que acontece na Blumenau Iluminação gira em torno da luz e das pessoas. Por isso, chegamos ao manifesto da marca: Antes de qualquer luz se acender, muita gente já colocou as mãos, a cabeça e o coração para que uma boa iluminação fosse possível para milhões de pessoas”, diz.
Mayara conta que as ideias sugeriram a construção de um posicionamento grandioso, que ultrapassasse as barreiras de Blumenau, cidade sede da empresa, e do Brasil. “Estávamos atrás de uma mensagem que tivesse a capacidade de projetar a Blumenau Iluminação no cenário nacional como uma marca sólida e inquestionavelmente interessada em se relacionar com a população”, explica.
“Foi assim que surgiu o posicionamento: 'Se tem luz, tem gente'. Uma frase curta e potente, porém, de fácil entendimento e presente no imaginário de qualquer pessoa. Quem nunca olhou para uma luz acesa do outro lado da rua e pensou: 'tem alguém em casa'. Essa e outras situações cotidianas tornam essa mensagem altamente familiar, próxima e amigável. É simples: onde tem luz, tem alguém por perto”, destaca.
“A escolha em preservar alguns elementos marcantes da antiga identidade, como a tipografia em caixa alta bem como a predominância da cor azul, foram mantidas de forma intencional para reforçar a proximidade e as percepções já construídas ao longo desses 45 anos de empresa”, conclui Mayara.
Relacionamento com o público
Já o diretor Comercial e de Operações da empresa, Renan Pamplona Medeiros, conta que por meio do novo posicionamento, o propósito da Blumenau Iluminação foi reescrito para enfrentar um desafio do segmento de iluminação que é a construção de proximidade e de relacionamento. “Queremos estar ao lado das pessoas, como a primeira opção quando se pensa em iluminação.Queremos reunir as pessoas ao redor da luz”.
“O novo posicionamento também demonstra a visão futura da Blumenau Iluminação, que é democratizar o acesso à boa iluminação. Por isso, o mix de produtos passa a ser pensado para quem busca conveniência, autonomia e familiaridade. Nesse sentido, destaca-se um maior alinhamento e sincronia estratégica entre os departamentos comercial, marketing e de desenvolvimento de produto”, conclui.
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