Executivos abordaram temáticas que mostraram os desafios do segmento
Na última quarta-feira, 18, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), evento PL Connection 2024 apresentou um painel com as perspectivas sobre a importância das marcas próprias no setor de materiais de construção, com a palestra “Construindo Diferenciação: Marcas Próprias no Setor de Matcon”.
O evento contou com a participação de Flavia Sá, diretora de Marketing e Franquias da Tintas MC; Mauro Saccomani, diretor superintendente executivo do grupo Construbrasil; e Claudio Conz, presidente da Fundação Brasileira de Marketing (FBM). A moderação ficou a cargo de Antônio Neto, diretor Comercial da Amicci, que oferece serviços de desenvolvimento de marca própria
O crescimento deste mercado e a relevância das marcas próprias foram os principais pontos abordados no painel, que trouxe experiências práticas e lições valiosas sobre como elas podem se consolidar neste ambiente competitivo, que segundo os organizadores Francal Feiras e Amicci representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Na abertura, Antônio Neto destacou o crescimento do setor nos últimos anos e a crescente participação das marcas próprias, que, segundo ele, hoje representam entre 5% a 7% do total vendido em redes de materiais de construção. Também enfatizou a importância de uma estratégia bem estruturada para o sucesso das marcas próprias e o potencial de expansão dessa categoria num futuro próximo.
Mauro Saccomani falou sobre a evolução do grupo Construbrasil, que opera em 18 estados, com 770 lojas e mais de 10 mil colaboradores. Ele destacou a importância dos comitês gerenciais, que ajudam a definir as estratégias da empresa e a identificar oportunidades de crescimento, inclusive no campo das marcas próprias.
Ele também ressaltou que o momento atual desse mercado, pós-pandemia, acarretou desafios, mas também oportunidades, e que as marcas próprias são uma ferramenta poderosa para manter a competitividade e a fidelização dos clientes. “A marca própria é um diferencial competitivo. Ela nos dá autonomia para desenvolver produtos com preços mais acessíveis e ainda manter a qualidade”, diz.
Já Flavia Sá, da Tintas MC, destacou que a companhia já alcançou 5% de participação de mercado com sua marca própria e tem a ambição de dobrar esse percentual até 2025. Segundo ela, o segredo para esse sucesso está na qualidade dos produtos e no compromisso da empresa em desenvolver uma linha que agregue valor tanto para o consumidor quanto para os franqueados da rede.
Por fim, Claudio Conz apresentou um panorama sobre o setor de materiais de construção no Brasil e destacou o crescimento do segmento de marcas próprias, especialmente em um cenário onde o consumidor está cada vez mais exigente e busca soluções que ofereçam não apenas produtos, mas também serviços.
“Hoje, o consumidor de materiais de construção não é fiel à marca ou à loja. Ele busca soluções. E para o varejo se destacar, é necessário oferecer um produto diferenciado e agregar serviços a ele. Esse é o grande diferencial que as marcas próprias podem oferecer, desde que sejam desenvolvidas com muito profissionalismo”, afirmou Conz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário