O estudo buscou entender como o consumidor se relaciona com o sistema
Realizada pela empresa de tecnologia financeira e pagamentos Fiserv, a pesquisa “Fiserv Insights - Pix e as Novas Modalidades Sob a Ótica do Cliente”, que busca entender como o consumidor se relaciona com o Pix, destaca que quase 64% dos participantes acreditam que o meio de pagamento criado pelo Banco Centra é uma transação muito segura.
O levantamento ainda aponta que o Pix, que em 2023 movimentou R$ 17,8 trilhões: e o cartão de débito são considerados os meios de pagamento mais seguros, empatados com 80%; seguidos pelo cartão de crédito (79%), transferência bancária (77%) e boleto bancário (64%). Já 2% dos entrevistados declaram que não utilizam o modelo por receio de fraude (55%) e por não saber como funciona (21%).
Do total de respondentes que não utilizam, 46% já precisaram pedir a algum amigo ou familiar que fizesse um Pix por eles na hora de adquirir algum produto ou serviço e 21% afirmaram que a impossibilidade de utilizá-lo faz com que se sintam socialmente excluídos ou ultrapassados.
Segundo a Fiserv, a maioria dos golpes com Pix está associado a ações de terceiros. Pouco mais da metade dos usuários já recebeu alguma mensagem em aplicativos de mensagens que se referia a uma tentativa de golpe. Desses, 24% já perderam algum dinheiro ao terem caído no golpe e realizado uma transação por meio da modalidade.
Desenvolvida pela Opinion Box, com o apoio da Associação de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afrac), o estudo Fiserv Insights entrevistou 2.020 homens e mulheres acima dos 16 anos, de todos os níveis socioeconômicos, e incluídos no sistema bancário, entre os dias 04 e 26 de junho deste ano..
Com portal Ecommerce Brasil
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