quarta-feira, 9 de março de 2022

SNIC: INDÚSTRIA DO CIMENTO NO PAÍS APRESENTA LEVE RECUPERAÇÃO

Vendas registradas no mês passado totalizaram 4,8 milhões de toneladas

As vendas de cimento em fevereiro deste ano totalizaram 4,8 milhões de toneladas, um crescimento de 1,9% em relação ao mesmo mês de 2021, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic). Mesmo com uma pequena melhora, o setor apresenta uma retração de 3,5% no acumulado dos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2021.

Outro destaque foi a venda por dia útil, um indicador que considera o número de dias trabalhados que tem forte influência no consumo de cimento, com a comercialização chegando a 225,7 mil toneladas, uma queda de 3,4% comparado ao mesmo mês do ano anterior e de 7,1% em relação ao acumulado no ano.

Em fevereiro, o setor nas regiões Sudeste e Centro-Oeste repetiu o baixo desempenho de janeiro, enquanto nas regiões Norte e Sul permaneceu com as vendas bastante positivas. Segundo o sindicato, os principais motivadores do desempenho foram as perspectivas mais favoráveis no mercado de trabalho, a continuidade do Auxílio Brasil e a queda dos números da pandemia do Novo Coronavírus.

"A forte pressão no preço das commodities está afetando o mundo. A situação se agrava em razão da guerra da Rússia contra a Ucrânia que, inevitavelmente, afetará ainda mais o valor do petróleo, do gás, do carvão e do coque no mercado global. Desta forma, a indústria nacional e do cimento, em particular, estão enfrentando aumentos ainda mais expressivos nos seus custos de produção", diz Paulo Camillo Penna, presidente do Snic.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário