terça-feira, 22 de março de 2022

ESTUDO DA CLEARSALE APONTA QUE O DIA DO CONSUMIDOR TEVE AUMENTO DE 7,8% EM TENTATIVAS DE FRAUDE NO E-COMMERCE NA COMPARAÇÃO COM 2021

Foram mais de 121 mil ações fraudulentas no período de 02 a 15 de março

Levantamento da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, mostra que o Dia do Consumidor em 2022 teve um aumento de 7,8% no número de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, subindo de 112.593 pedidos potencialmente fraudulentos em 2021 para 121.346 neste ano. 

Em termos financeiros, foram R$ 150,36 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual em 2022, contra R$ 132,62 milhões no ano passado – crescimento de 13,4%. Para o comparativo, o estudo considerou o período de 02 a 15 de março deste ano, quando foram analisados somente pedidos pagos com cartão de crédito.

As categorias que geraram o maior número de fraudes evitadas neste ano foram: Celular, Eletrônicos, Eletrodomésticos, Automotivo e Ar-Condicionado. Em 2021, a lista foi composta por Celular, Bebidas, Ar-Condicionado, Eletrônicos e Eletrodomésticos.

Já analisando pelo valor dos produtos, as categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos, Ferramentas, Automotivo, Celular e Homecenter. No ano passado, o ranking dos cinco primeiros foi preenchido por Eletrônicos, Bebidas, Celular, Ar-Condicionado e Informática.

“Os números refletem o crescimento do e-commerce ao todo: quanto mais brasileiros ingressam no varejo online, maior também é a quantidade de criminosos para tentar fraudar as transações. Além disso, as datas sazonais fazem com que o tráfego de pessoas seja mais intenso por conta das promoções, gerando uma atenção maior por parte dos fraudadores”, afirma Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale.

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