sábado, 19 de março de 2022

PORTOBELLO LANÇA LINHAS ASSINADAS POR PAULO MENDES DA ROCHA, RUY OHTAKE E PAOLA NAVONE

Soma reproduz o concreto em porcelanato com peças lisas e estampadas

A Portobello acaba de lançar a coleção Soma, que representa a mistura do modernismo de Paulo Mendes da Rocha com a contemporaneidade do trabalho de sua filha, a designer e arquiteta Nadezhda Mendes da Rocha. Ela reproduz o concreto em porcelanato com peças lisas e estampadas no formato 80 x 80cm. 

Tratam-se de maxiladrilhos nas cores verde (natural), terracota (terra), cinza (concreto) e fundo puro de cada tonalidade. A linha Soma (foto) ainda inclui mosaicos ripados nos mesmos três tons e no formato 30 x 80cm, desenvolvidos pela Officina Portobello.

As inspirações para Paulo Mendes na criação dos produtos foram a arquitetura, as linhas geométricas, os maxiladrilhos e a integração entre natureza e concreto. Além de todo o processo, Nadezhda colaborou com a inserção de cores na coleção, já que o seu pai tinha como preferência o preto e o branco.

Já a linha Oh!Take foi inspirada no trabalho de Ruy Ohtake com a inovação das grandes superfícies em porcelanato da Portobello, que coloriu o concreto com cores atemporais e suaves, porém marcantes. Ela é composta por sete opções de cores, nos grandes formatos 120 x 120cm e 120 x 270cm , sendo que três delas também estão disponíveis na nova medida 160 x 160cm.

A novidade tem, ainda, o kit Soul, peças cimentícias com curvas em cinco cores vibrantes: amarelo (home), azul (heaven), branco (mountain), cinza (moon) e vermelho (cliff) e dois modelos para paredes no formato 30 x 120cm. Ele se apresenta em dois modelos escultóricos, que em par de ondas criam efeitos de luz e sombra e tocam a parede em apenas dois pontos.

Assim como Paulo Mendes, Ruy não conheceu o resultado da coleção, mas conduziu grande parte do processo de desenvolvimento do produto. Seu filho, o arquiteto Rodrigo Ohtake, foi o responsável por acompanhar os protótipos finais do último projeto realizado pelo mestre da arquitetura brasileira.

Por fim, uma parceria da designer italiana Paola Navone com a Portobello proporcionou o nascimento da linha Shibori, que mistura tons e sabores do ocidente e do oriente e a beleza imperfeita do artesanal e das coisas feitas à mão, características das criações da profissional. 

Inspirada na técnica manual de tingimento de tecidos de mesmo nome, a coleção tem dois formatos, 20 x 20cm e 30 x 42cm (triangular), em cores vivas e opções neutras para ambientes contemporâneos que valorizam arte, sofisticação e o estilo arrojado. A arte milenar japonesa é conhecida por criar padronagens inesperadas e exclusivas, outro traço forte nos projetos da designer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário