O novo indicador permite um acompanhamento mensalmente de vendas
A edição de fevereiro deste ano do Termômetro Abravidro, da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, mostra uma queda importante na venda de vidros processados. Na comparação com janeiro, a venda em metros quadrados dos produtos no mês passado caiu 15,9%, alcançando a marca de 39,38 pontos. Confira o estudo completo AQUI.
O índice de desempenho do indicador varia de 0 a 100 pontos. Valores maiores que 50 indicam crescimento do nível de atividade. Já valores inferiores a 50 representam queda. “A diminuição observada reflete bem o ritmo fraco sentido pela cadeia de processamento no mês de fevereiro. Esperamos que o setor possa recuperar as atividades em março, já que o período de férias e o carnaval passaram”, analisa o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas.
O novo indicador da Abravidro permite ao setor acompanhar mensalmente o desempenho de vendas, em metros quadrados, da cadeia de processamento. O Termômetro está em fase piloto e segue sendo feito apenas por meio de consulta a empresas cujos gestores são integrantes da diretoria da entidade.
A coleta de informações para essa segunda edição ocorreu na primeira semana de março, por meio de formulário online, respondido por 22 empresas, sendo: Processadoras com até 50 funcionários, peso 20; Processadoras com mais de 50 e até 100 funcionários, peso 30; e Processadoras com mais de 100 funcionários, peso 50.
Além disso, a escala do indicador também foi alterada: ao invés de sete faixas de percentuais, cada uma representando uma variação, agora são dez, o que possibilita maior precisão na captação dos dados. A apuração e a consolidação dos dados do estudo estão a cargo da GPM Consultoria, que também responsável pelo Panorama, estudo econômico e produtivo sobre a produção vidreira nacional.
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