terça-feira, 2 de agosto de 2022

SNIC ANUNCIA QUE VENDAS DE CIMENTO FECHARAM O SEMESTRE COM QUEDA

A baixa no período foi de 2,7% com relação ao primeiro semestre de 2021

Acreditando que os próximos meses ainda apresentarão um cenário econômico e político ainda mais turbulento, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic) anunciou que as vendas de cimento, após seis meses de retração, acumulam 30,8 milhões de toneladas, uma queda de 2,7% com relação ao primeiro semestre de 2021. 

Segundo a entidade, o mês de junho atingiu 5,2 milhões de toneladas comercializadas, registrando uma perda de 5,3% se comparada ao mesmo mês do ano anterior. Ao se analisar o despacho de cimento por dia útil em junho, de 225,4 mil toneladas, há uma diminuição de 5% sobre o mesmo período do ano passado e de 3,4% em relação a todo o primeiro semestre de 2021.

Em seu relatório, o Snic destaca que o conflito entre Rússia e Ucrânia e a imprevisibilidade de seu fim seguem pressionando os insumos energéticos. O preço do coque de petróleo, principal fonte de energia para a indústria do cimento, subiu 73,5% nos últimos 12 meses. No âmbito doméstico, energia elétrica, frete, sacaria, gesso e refratários também vem tendo forte incremento de preços.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário