A nova unidade da deve gerar 500 empregos diretos e 1,4 mil indiretos
A Electrolux anunciou nesta terça-feira, 02, um investimento de R$ 700 milhões para a instalação de uma fábrica totalmente sustentável em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). O protocolo de intenções foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da companhia para a América Latina, Leandro Jasiocha (foto).
A nova unidade, cujo projeto faz parte do programa de incentivos fiscais do estado, deve gerar 500 empregos diretos e outros 1,4 mil indiretos. Ela será utilizada para a expansão da capacidade produtiva das linhas atuais de refrigeração e para a produção local de modelos que são atualmente importados.
Quando entrar em funcionamento, a planta será a primeira na América Latina com zero emissões de carbono, pois vai operar utilizando 100% de energia renovável. Além disso, a fábrica ainda contará com uma área de preservação permanente, que vai ocupar 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno.
O projeto será implantado em duas fases. A primeira deve ser concluída em outubro de 2024 e, um ano depois, acontecerá a entrega da segunda etapa. Além dos empregos diretos e indiretos previstos para quando entrar em operação, cerca de mil profissionais estarão envolvidos na construção da fábrica, que terá 46 mil metros quadrados de área construída neste período inicial.
“Temos uma relação de longo prazo com o Paraná, e a construção de uma nova unidade fabril busca expandir a capacidade produtiva das fábricas já presentes no Estado. Até o quarto trimestre do ano que vem já deveremos estar com a fábrica operando, com a expectativa de produzir mais de 1 milhão de produtos”, explica Leandro Jasiocha.
Além do mercado interno, a nova unidade deve atender outros países da América Latina e do Caribe, como Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica e o Equador, aproveitando que 100% das exportações da Electrolux a partir do Brasil são feitas pelo Porto de Paranaguá, a cerca de 90km da capital Curitiba.
Com Agência Estadual de Notícias (PR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário