sexta-feira, 4 de agosto de 2023

PESQUISA MOSTRA QUE 62% DOS CONSUMIDORES FAZEM ATÉ CINCO COMPRAS ON-LINE POR MÊS

Deles, 85% acabam fazendo ao menos uma compra por meio dessa opção

A pesquisa "E-commerce Trends 2024", conduzida pela plataforma Octadesk, em colaboração com a empresa de tecnologia Opinion Box, revela que 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras on-line por mês. Desses, 85% acabam fazendo ao menos uma compra por meio dessa opção durante o mesmo período.

O estudo mostra, também, que os canais mais preferidos pelos compradores digitais são os sites e lojas virtuais (63%), seguidos pelos marketplaces (60%) e pelos aplicativos próprios das marcas (49%). Essa preferência se dá pelos preços mais baixos em relação às lojas físicas (58%), a praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e as promoções exclusivas encontradas na internet (56%).

Mapeando a partir de quando esse hábito de compra teve início, a pesquisa mostra que a maioria começou a comprar on-line entre dois a cinco anos atrás. Para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência aumentou. 

Para o diretor executivo (CEO) da Octadesk, Rodrigo Ricco, o crescimento do comércio eletrônico está fortemente associado à busca por uma experiência de compra simplificada. "As compras on-line se tornaram regra. Por isso, agora, mais do que nunca, o cenário pede por um esforço para aprimorar atender às preferências do cliente, garantindo que o processo de compra seja ainda mais ágil e satisfatório", diz.

Expectativa

O estudo Octadesk - Opinion Box aponta crescimento no segmento para 2024. Assim, 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet nos próximos 12 meses. Deles, 71% realizam as compras pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de finalizar o pagamento.

Outro ponto de atenção é sobre a segurança e o medo do usuário em relação às fraudes no processo de compra online, com 92% indicando que já deixaram de comprar por achar que a loja se tratava de um golpe. "A venda on-line precisa transmitir segurança e confiabilidade aos usuários. Quando se sentem seguros, estão mais propensos a compartilhar informações pessoais e financeiras", alerta Ricco.

Os canais de atendimento também desempenham um papel crucial no processo. O chat on-line se mantém como canal favorito (38%) e o WhatsApp (31%) cresceu em relação ao último ano, se aproximando do primeiro colocado. "Dentre os canais, o e-mail foi o menos mencionado para esta prática (5%)", conclui o executivo.

Metodologia 

O estudo ouviu mais de dois mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, no último mês de maio. A margem de erro da pesquisa "E-commerce Trends 2024" é de 2,1 pontos percentuais.

www.octadesk.com

www.opinionbox.com

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