Esse é o quarto resultado negativo mensal seguido do indicador sobre 2022
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou em setembro passado um recuo de 13,6% no volume de vendas de material de construção no estado de São Paulo, frente ao mesmo período de 2022.
Esse desempenho representa a maior retração nesse tipo de comparação no ano e ainda a queda mais acentuada desde outubro do ano passado. É também o quarto resultado negativo mensal consecutivo do indicador em comparação aos números de 2022. “É mais que o dobro de queda em relação às vendas nacionais, de 5,6%”, comenta o economista Jaime Vasconcellos.
Com esse retrocesso, no acumulado dos últimos doze meses o volume de vendas no comércio paulista do setor ficou negativo em 5,1%, uma queda mais aguda que a vista nos doze meses finalizados em agosto, quando o recuo ficou em 4,2%. Já na base de janeiro a setembro de 2023, o resultado mostrou uma redução em 4,5% no estado de São Paulo e 3,0% no país.
“Como o resultado de setembro de 2023 iria se contrapor a um dos meses com queda menos aguda das vendas em 2022, o próprio mês de setembro, já era esperado que tivéssemos percentual negativo nesta contraposição em razão da base não ser tão fraca. Todavia, não se esperava um tombo tão elevado do indicador, acima de 10% de retrocesso, por exemplo”. comenta Jaime.
Com portal Sincomavi
Nenhum comentário:
Postar um comentário