segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

SNIC: VENDAS DE CIMENTO NO PAÍS EM 2020 CRESCEM 11%

O setor termina o ano de 2020 com 60,8 milhões de toneladas vendidas 

As vendas de cimento no Brasil em dezembro somaram 4,7 milhões de toneladas, um crescimento de 16,6% em relação ao mesmo mês de 2019, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (Snic). 

Porém, a venda por dia útil, que considera o número de dias trabalhados e tem forte influência no consumo, foi de 208,4 mil toneladas no período, uma queda de 13,2% comparada com o mês anterior. Com esse resultado, o setor termina 2020 com um total de 60,8 milhões de toneladas de cimento vendidas, um aumento de 10,9% sobre o ano anterior, e volta ao patamar de junho de 2016.

No Nordeste, líder de vendas no ano, o auxílio emergencial foi decisivo para atingir esse resultado. Mas com a redução do benefício à metade, em setembro, e o anúncio do fim da concessão a partir de janeiro, o consumo do insumo se retraiu significativamente, fazendo com que a região passasse a ser a terceira posição de vendas no Brasil nos últimos meses.

"Vivemos uma montanha-russa nas projeções de 2020. Antes da pandemia, estimávamos um crescimento de 3%. Em abril, com a queda acentuada da demanda, esperávamos uma retração de 7% a 9% no ano. De junho a outubro, a indústria do cimento registrou forte recuperação seguido de um novembro e dezembro de crescimento moderado", disse Paulo Camillo Penna, presidente do Snic.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário