O local para essa edição é um casarão que faz parte da história da cidade
A Casacor Minas Gerais 2023 terá um novo endereço, voltando ao seu formato original, de ocupar uma casa real. A direção da mostra decidiu mudar do Palácio das Mangabeiras, que recebeu a exposição em três edições, para um conjunto de residências no bairro Santo Antônio ((rua São Domingos do Prata, 631), também em Belo Horizonte. O evento acontecerá entre os dias 1º de julho e 20 de agosto.
A casa principal será a Casa Ferolla (foto), um casarão que fica numa região de uso misto e arborizado, onde ainda é possível encontrar ruas tranquilas e exemplos de prédios extremamente contemporâneos e casas que datam do período de construção da cidade. A construção mistura o estilo Art Déco com referências claras à arquitetura neocolonial hispano-americana.
O projeto original dessa residência, construída na década de 1940, é assinado por Ângelo Alberto Murgel, que também é responsável por alguns dos mais imponentes edifícios de Belo Horizonte, como o Edifício Ibaté, considerado o primeiro arranha-céu da cidade; o Cine Theatro Brasil, os edifícios do Brasil Palace Hotel e do Centro dos Chauffeurs, entre vários outros.
De acordo com Eduardo Faleiro, diretor de Conteúdo e Relacionamento da Casacor Minas Gerais, a escolha deste local materializa muito bem a conexão entre história e contemporaneidade. “A Casa Ferolla está prestes a integrar um novo empreendimento residencial, com projeto assinado pelo próprio José Eduardo Ferolla, um importante arquiteto contemporâneo de Belo Horizonte”, diz.
Sinergia
O novo espaço dessa vigésima oitava edição da mostra está em perfeita sinergia com a temática escolhida para este ano: “Corpo e Morada”. Todas as versões no Brasil e no exterior explorarão este tema, que foi consequência de um trabalho de mapeamento das macrotendências de comportamento que impactam o estilo de vida contemporâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário