sexta-feira, 17 de março de 2023

ESTUDO INDICA QUE 89% DOS LOJISTAS DO E-COMMERCE NO PAÍS JÁ INVESTEM EM AO MENOS UMA REDE SOCIAL

Os aplicativos de mensagem são o meio mais usado para apoiar as vendas

O estudo NuvemCommerce 2023, estudo da plataforma Nuvemshop sobre o comércio on-line das pequenas e médias empresas brasileiras, mostra que os aplicativos de mensagem são o meio mais usado para complementar e apoiar as vendas do e-commerce. Também destaca que a maioria dos lojistas dessa categoria escolheu o Instagram para a criação de conteúdo.

 

Segundo o levantamento, a maioria das pequenas e médias empresas on-line (89%) já utilizam as redes sociais como canais de venda adicionais ao e-commerce. Aplicativos de mensagens instantâneas são os mais utilizados (73%) e, em segundo lugar, o Instagram Shopping (67%). Quando o assunto é a divulgação de conteúdo de marca, as redes sociais seguem com grande destaque.

Cerca de 97% dos empreendedores afirmaram criar conteúdo para sua marca no Instagram, seguido por Facebook (71%), WhatsApp (63%) e TikTok (33%). “Apesar da preferência dos lojistas pelo Instagram, o TikTok é a rede social que mais cresce no Brasil. Em 2021 apenas 13% dos lojistas usaram o TikTok para criação de conteúdo e em 2022 este número subiu para 33%. A tendência é de crescimento”, comenta Guilherme Pedroso, gerente geral da Nuvemshop no Brasil.

A pesquisa da Nuvemshop também destaca a importância das redes sociais para o contato do empreendedor com seus clientes. Apenas no último ano, 94% dos lojistas online utilizaram o WhatsApp para atendimento ao cliente. “O uso das redes sociais para otimizar o atendimento é uma estratégia crescente e que deve ser aproveitada pelos lojistas”, aponta Pedroso.

Outra tendência mostrada pelo estudo é o marketing de influência por meio de campanhas com influenciadores: apesar de 41% não utilizarem a estratégia ainda, 21% afirmam ter interesse em fechar acordos com influenciadores digitais para a promoção de suas marcas e produtos em 2023. Já em relação a campanhas pagas e anúncios, a maioria dos lojistas (60%) investe até R$ 1.000 por mês em tráfego pago, sendo 67% em Instagram Ads e 61% em Facebook Ads.

www.nuvemshop.com.br

Com portal da revista Varejo Brasil

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