Os rolos dos produtos coletados foram reprovados durante análise prévia
Na última sexta-feira, 17, uma equipe de fiscalização do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) coletou 178 rolos de fios em uma empresa localizada no centro de Teresina. Durante a inspeção de rotina, os agentes do órgão detectaram uma possível irregularidade na resistência dos fios e os retiraram para análise laboratorial.
De acordo com o fiscal do Imepi, Aquiles Neto, os rolos de fios coletados foram reprovados durante análise prévia feita no estabelecimento. Após essa reprovação, os produtos foram recolhidos para uma nova checagem. A multa para esse tipo de infração varia entre R$ 100 reais e R$ 1.500.000,00 para o fabricante.
“Esse tipo de material irregular é perigoso para a sociedade. Por exemplo, se um fio desses é usado em um ar-condicionado, o consumo de energia para alcançar a potência necessária será bem maior. O que pode gerar um aumento na tarifa de energia e, em alguns casos, até um superaquecimento ocasionando um incêndio”, explica o agente.
Para a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a fiscalização tem o intuito de evitar que o consumidor seja lesado e proteger a população contra possíveis danos físicos e financeiros. “Durante nossa análise prévia verificamos que os fios estão em desconformidade com as normas exigidas pelo Inmetro. Então, esses fios foram recolhidos e serão analisados de forma mais detalhada no laboratório do Imepi para confirmar a infração”, finaliza.
Com portal A10.Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário