quinta-feira, 2 de julho de 2020

SUVINIL ALTERA DENOMINAÇÕES DE OITO CORES DE SEU PORTFÓLIO

A mudança dos nomes são para evitar mensagens preconceituosas

A Suvinil anunciou, no início desta semana, a alteração dos nomes de oito cores de seu portfólio consideradas como não apropriadas. Como exemplo, podem ser citadas a Pele de Pêssego, com tonalidade mais clara; ou a Pele Mulata, mais escura, que faziam parte do leque da empresa, e que chegou a duas mil opções ao longo dos quase 60 anos da empresa no País.


"A pluralidade dos nossos consumidores exige de nós uma abordagem também plural e concluímos que alguns nomes não são adequados a esse conceito. A gente se sente mal de ter esse tipo de cor no nosso leque", diz Marcos Allemann, vice-presidente de Tintas Decorativas da Basf para a América do Sul.

Segundo Allemann, o tom Cor da Pele é extremamente excludente. Por isso, ele foi substituído por Fio de Rami, planta que resulta em fibras de cor bege. "Vamos tirar toda referência à cor de pele do nosso portfólio de cores, pois, quando se fala em pele, não dá para limitar a uma só cor", disse o executivo.

Embora pareça um processo simples, o executivo afirma que a alteração é complexa, pois são nomes já estabelecidos no mercado, estão em todos as paletas de cores da marca e em cerca de cinco mil equipamentos tintométricos (máquinas de misturar cores) em lojas de todo o País. Os leques serão reimpressos e os softwares serão atualizados.

Para redefinir os nomes, a Suvinil consultou grupos de afinidade de funcionários da Basf que tratam da questão racial, das mulheres, de comunidades LGBTQ+ e de portadores de necessidade especial. Para divulgar a mudança, a companhia iniciou uma campanha em mídias sociais, com um vídeo que mostra as cores em paredes e seus nomes antigos e novos.

Os demais nomes alterados são Flor da Pele (para Flor Lilás), Pele Delicada (Branco Quente), Pele de Veludo (Pêssego Pálido), Pele Macia (Quase Rosa), Pele de Pêssego (Rosa Laranja), Pele Mulata (Lambari Roxo), Pele Bronzeada (Cogumelo Shitake) e Nude (Flor de Cerejeira). Val\ destacar que a empresa cria cerca de cinco a dez novas cores por ano.

www.suvinil.com.br

Com portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário