quinta-feira, 4 de março de 2021

PROSPECTA OBRAS CRESCE 90% EM 2020 CONECTANDO QUEM CONSTRÓI COM QUEM OFERECE PRODUTOS OU SERVIÇOS

O programa reúne as informações de obras em andamento em um só lugar

A Prospecta Obras, startup que promove a conexão entre quem está construindo e quem oferece produtos ou serviços para essa área, encerrou 2020 com mais de 750 mil obras catalogadas e um faturamento de R$ 3,5 milhões, o que representou um crescimento de 90% em relação a 2019.

O negócio surgiu em 2008, quando o seu fundador, Wanderson Leite, começou a trabalhar em uma loja de móveis planejados, com o desafio diário de atrair novos clientes. “Ali, percebi que tinha algo errado. Nós não deveríamos ficar apenas esperando o cliente aparecer. O mais óbvio seria ir até eles, onde quer que eles estivessem”, diz Leite.

Segundo ele, a dificuldade era descobrir onde estavam esses potenciais clientes. Então, com apenas R$ 30, começou a desenvolver um sistema de captação capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. 

Assim, usando um software de gestão e geolocalização, o programa reuniu todas as informações em um só lugar, de forma a serem facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, sem sair da loja. Em pouco tempo, seu novo sistema havia se tornado uma ferramenta que levou as lojas a aumentarem as vendas em até 300%.

O isolamento social fez esses resultados cresceram ainda mais, pois o setor precisou de uma rápida transformação digital. “Cerca de 70% dos nossos clientes não tinham presença digital. Então, começamos a nos organizar para ajudar, principalmente os lojistas, a entenderem a importância de ter um site, perfis nas redes sociais e outras formas de contato online para fazer negócios”, explica Wanderson. 

Com isso, a empresa potencializou os resultados dos clientes e manteve seus 246 colaboradores. Agora, o ritmo de expansão deve continuar acelerado, pois seu modelo de negócios é pautado em franquias desde 2013. “Embora seja uma plataforma tecnológica, entendemos a importância do relacionamento humano. No modelo de franquias, conseguimos deixar o cliente mais próximo”, argumenta.

Momento Favorável

A Prospecta Obras desfrutou do crescimento das franquias do segmento, que chegou a uma alta de 32%  no terceiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa quase triplicou o número de unidades franqueadas, saltando de 26 para 73. Antes, a média anual girava em torno de 8. A empresa, que atuava em apenas 30 cidades em 2010, hoje está em mais de 700 municípios.

De acordo com Leite, esse modelo de negócios deu certo porque permite uma maior flexibilidade aos franqueados. “Nossa franquia possibilita liberdade e qualidade de vida, além de um alto faturamento. Nosso custo de operação gira em torno de 28%. Ou seja, mais de 70% é lucro”, afirma o empresário.

Para 2021, a expectativa é continuar atraindo novos franqueados e clientes. “A gente está sempre tentando se antecipar e criar soluções para o que ainda está por vir. Mantemos sempre a garra, o espírito de fazer acontecer”, revela. Com essa estratégia, a empresa pretende manter o ritmo de crescimento em torno de 30% ao ano e continuar dando “match” entre quem quer vender e quem quer comprar.

www.prospectaobras.com

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