São 10 candidatos na categoria Profissional e outros três na Universitária
O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel apresentam os 10 projetos selecionados na categoria Profissional e os outros três escolhidos e um reconhecido como menção honrosa na série Universitária da nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel. Esse segundo grupo retorna, após fazer parte da premiação de 2019.
No total foram inscritas 190 obras da categoria Profissional, provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Na Universitária foram enviados 138 projetos, também de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Entre os selecionados há obras localizadas na Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
A seleção foi feita por um júri formado pelos profissionais de arquitetura Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thaís Troncon Rosa. Os selecionados participarão de uma exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, de 09 de maio a 02 de julho deste ano, e de uma publicação sobre o prêmio. Na inauguração do evento, serão anunciadas três obras premiadas na categoria Profissional e uma da Universitária.
Veja a lista dos projetos finalistas:
Categoria Profissional
Casa Floresta - Belo Horizonte (MG) - Residencial - Estúdio Zargos.
Casamirador Savassi - Belo Horizonte (MG) - Residencial - Gisele Borges Arquitetura.
Casa na Bocaina - Bananal (SP) - Residencial - Ana Altberg e Cesar Jordão.
Casarão 28 - Salvador (BA) - Residencial/Comercial - Naia Alban.
Casa Saracura - São Paulo (SP) - Residencial - Entre Escalas Arquitetura
Casas Populares Paudalho - Paudalho (PE) - Residencial - Nebr Arquitetura.
Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu - Povoado de Sumaúma / Vitória do Mearim (MA) - Comercial/Institucional - Estúdio Flume.
Restauro, Modernização e Ampliação do Museu do Ipiranga - São Paulo (SP) - Institucional/Público/Urbano - H+F Arquitetos.
Rota do São Benedito - Vitória (ES) - Público/Urbano - Coletivo Cidade Quintal.
Terminal e Parque Urbano em São Luis - São Luís (MA) - Público/Urbano - Natureza Urbana.
Categoria Universitária
Menção Honrosa - Aldeia Marakanã: A construção de uma aldeia indígena urbana - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ) - Social/Cultural - Gustavo Lennon.
Armadura da Paisagem: Infraestrutura verde nas encostas do Morro da Formiga - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro (RJ) - Público/Urbano - Larissa de Paula Scheuer.
A Vila dos Catadores Ciclistas - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - Brasília (DF) - Institucional/Urbano/Temporário/Assistencial - Bruna Ruperto.
Da Incessante Construção à Obsolescência Construída: Uma proposta de apropriação para o edifício Garagem do Carmo - Pontifícia Universidade Católica - Rio de janeiro (RJ) - Público/Urbano - Maria Vitória Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário