Os estabelecimentos que aderirem ao acordo setorial podem ter um coletor
A Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), que tem convênio com o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), recolheu quase 40 milhões de lâmpadas fluorescentes entre 2017 e 2024.
Segundo Camila Horizonte, gerente de Operações e Marketing da entidade, qualquer estabelecimento que comercialize lâmpadas, caso esteja disponível pelo acordo setorial, pode ter um coletor da Reciclus gratuitamente e, assim, receber todo o suporte necessário para transporte, instalação e retirada de lâmpadas quando solicitado.
Vale destacar que devido ao trabalho realizado pela associação, juntamente com sua rede de pontos de entrega voluntária, o Brasil importou, de janeiro a abril deste ano, cerca de 633 mil lâmpadas fluorescentes. Em 2023, esse montante chegou a 7,5 milhões de unidades.
É importante lembrar, ainda, que todos os estabelecimentos que comercializam lâmpadas são obrigados a atender a Lei 12305/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para facilitar o ingresso dos comércios do mercado ao acordo setorial, o Sincomavi colabora com mais informações pelo telefone (11) 3488-8200 ou pelo e-mail : convenios@sincomavi.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário