terça-feira, 15 de dezembro de 2020

VENDA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NA ECONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CRESCE 13,7% EM OUTUBRO

Esses números apenas dão continuidade ao cenário positivo do comércio

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC-IBGE), divulgados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi)  mostram que o volume de vendas do comércio de materiais de construção voltou a crescer em outubro de 2020 no estado de São Paulo, na comparação com a mesma etapa de 2019. 

O avanço foi de 20,9% no Brasil e 28,6% no estado. Em ambos os casos os dados apresentados significaram o quinto crescimento mensal seguido na contraposição ao longo do ano. Já considerando os dados acumulados de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período de 2019, o indicador mostra elevação de 9,4% no Brasil e 13,7% no Estado de São Paulo.

Enquanto o desempenho acumulado do comércio ampliado paulista amarga em outubro uma queda de 4,7%, o segmento de materiais de construção cresce 13,7%. “Os números de outubro apenas dão continuidade ao cenário positivo do comércio de materiais de construção neste segundo semestre", comenta o economista Jaime Vasconcellos, consultor do Sincomavi.

“Isso mostra que houve direcionamento do consumo para tais bens, inflado pela alteração de hábitos familiares e de trabalho com a pandemia, devido aos juros atrativos para financiamentos e maior disponibilidade de recursos poupados e provenientes das parcelas do auxílio emergencial”, avalia o especialista.

Segundo Jaime Vasconcellos, vale destacar que uma ponderação deve ser realizada: sazonalmente, as vendas dos últimos bimestres do ano no comércio de materiais de construção são mais arrefecidas, devido ao direcionamento normal de renda familiar às viagens, presentes e ceias comemorativas. “Em 2020 devido ao isolamento social e ao avanço dos novos casos da Covid-19", conclui.

com portal Sincomavi

Nenhum comentário:

Postar um comentário