A nova iniciativa vai capacitar 36 alunos durante os dois anos do curso
No último dia 30 de novembro, a Escola Senai Manoel José Ferreira, em Rio Claro (SP), deu início ao curso de Técnico em Cerâmica. A iniciativa é fruto de uma parceria com a prefeitura de Cordeirópolis, que vai investir cerca de R$ 600 mil nas capacitações a 36 alunos, ao longo dos dois anos do curso, além do custeio de transporte e equipamentos de segurança aos novos estudantes.
O curso Técnico de Cerâmica, dividido em aulas práticas e teóricas, tem por objetivo habilitar profissionais para planejar, coordenar e controlar o processo de produção de placas cerâmicas e participar no desenvolvimento de produtos, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança no trabalho.
O aprendizado ocorrerá no núcleo educacional de cerâmica no Senai Rio Claro e também na escola Maria Aparecida Pagotto de Moraes, no Jardim Cordeiro, em Cordeirópolis. "O curso técnico de cerâmica é o caminho mais curto na formação completa de profissionais para o segmento cerâmico", destacou Ronaldo Oliveira, coordenador de Relacionamento com a Indústria do Senai-SP/Rio Claro.
Para o diretor de Relações Institucionais da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), Luís Fernando Quilici, a iniciativa da prefeitura de Cordeirópolis em viabilizar o curso e a do Senai em abraçar o projeto contribui na qualificação e na elevação da produtividade nos parques industriais.
“Temos um polo cerâmico que gera milhares de empregos em nossa região e qualificar a mão de obra é sem dúvida uma forma inserir pessoas qualificadas no mercado de trabalho ou, em alguns casos, auxiliar profissionais que já estão na área e queiram se especializar. É um processo onde todos ganham: a indústria com mão de obra de boa qualidade e o município com a geração de emprego e renda”, citou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário