A modalidade também fica à frente entre as micro e pequenas empresas
A terceira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos meses de abril e maio deste ano, mostra que o Pix é a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes dos microempreendedores individuais (MEI).
Também segundo estudo, 52% dos MEI afirmaram que recebem os pagamentos de seus clientes por meio dessa modalidade. O resultado é um ponto percentual superior ao apurado na primeira edição da pesquisa, realizada em setembro do ano passado.
“Essa é uma tendência que veio para ficar entre os pequenos negócios e que beneficia principalmente os MEI, que recebem na hora o pagamento de seus produtos ou serviços e com custos bem menores do que os cobrados pelo cartão de crédito”, comenta Décio Lima, presidente do Sebrae.
Outro ponto de destaque da pesquisa indca que, mesmo com as altas taxas de manutenção, o cartão de crédito é utilizado por 20% dos clientes dos MEI, seguido pelo dinheiro, com 12% da fonte de pagamentos.
Já entre as micro e pequenas empresas, aquelas que faturam entre R$ 82 mil e R$ 4,8 milhões por ano, o peso da modalidade de pagamento nos caixas das empresas é um pouco diferente e o Pix divide o protagonismo com o cartão de crédito. Ambos foram mencionados como a principal forma de pagamento por 27% dos entrevistados.
Os dados desta edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios foram coletados entre os dias 24 de abril e 2 de maio deste ano, por meio de formulário on-line. Foram respondidos 7.537 formulários dos 26 Estados e do Distrito Federal. O erro amostral é de +/- 1% para os resultados nacionais e o intervalo de confiança é de 95%.
Com Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário