O meio de pagamento será disponibilizado para empresas de qualquer porte
O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (21) que estima lançar, em abril de 2024, o Pix Automático. Segundo a instituição, o serviço permitirá pagamentos mais usuais de forma automática, como contas de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, seguros e clubes por assinatura.
Para isso, o usuário terá de conceder uma autorização prévia. A partir daí, os pagamentos serão feitos automaticamente, sem a necessidade de o cliente autenticar cada transação. A permissão poderá ser feita pelo aplicativo do banco ou por meio de QR Code ou Pix Copia e Cola, podendo ser cancelada a qualquer momento.
De acordo com o BC, o Pix Automático será disponibilizado para empresas de qualquer segmento ou porte. O serviço será gratuito para o pagador e as empresas serão tarifadas no momento do recebimento. Além disso, o pagante terá a opção, por exemplo, de limitar o valor da parcela a ser debitada.
Cronograma
O lançamento do Pix Automático foi debatido na última segunda-feira, 19, durante a décima nona reunião plenária do Fórum Pix, comitê consultivo permanente. A previsão é que as regras do serviço sejam publicadas no próximo mês de setembro, que o desenvolvimento de sistemas ocorra de outubro deste ano a fevereiro de 2024, a realização de testes aconteça em março de 2024, finalizando com o início da modalidade, em abril de 2024. O BC vem trabalhando no produto desde o final de 2021.
Com AgênciaBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário