Ação pioneira já mandou mais de 11 toneladas de material para reciclagem
A Suvinil apresenta ao mercado o seu programa de logística reversa para o descarte de sobras de tintas e embalagens e facilitar a jornada de pintura do consumidor. Com os princípios da economia circular, a iniciativa, que começou em 2020 com um projeto piloto, chega à sua versão definitiva, coletando resíduos de tintas, de qualquer fabricante, em pontos de vendas parceiros em todo o país.
O diferencial do projeto está no pioneirismo da fabricante em requalificar não somente latas, mas também sobras de tintas. Esse tipo de resíduo vai para coprocessamento, virando energia para outros processos industriais como, a produção de cimento. Até o momento, mais de 11 toneladas de material já foram encaminhadas para processamento energético e reciclagem, em mais de 194 coletas.
Para que os consumidores sejam estimulados a levar as sobras aos pontos de coleta, a empresa realiza um treinamento com os vendedores das lojas e oferece material informativo, para que possam abordar o cliente no momento da venda e lembrá-lo de trazer as sobras dos produtos de volta para descarte apropriado. Pincéis e demais acessórios de pintura não são aceitos.
“Temos observado a importância de estarmos presentes com programas e ações que envolvem todas as etapas da economia circular. Com isso, após diversos feedbacks positivos apontando o valor da iniciativa, o projeto foi consolidado e se tornou definitivo”, comenta Ariane Zanetti, gerente de Relacionamento com os Profissionais da Pintura na Suvinil.
Atualmente, o programa, com a mensagem “Sobrou embalagem de tinta? Deixe com a gente!”, conta com 50 pontos e 12 grupos de lojistas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Em processo contínuo de expansão, mais 36 pontos de coleta estarão disponíveis em lojas para os consumidores. Para achar um ponto de entrega voluntária, clique AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário