A solução da Fis Brasil e da Neener Analytics identifica o mau pagador
Nesta quarta-feira, 21, a A Fis Brasil, empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas para segmentos como varejo e instituições financeiras, apresentou uma nova ferramenta de análise de crédito. A solução avalia os dados do cliente, a partir de suas postagens e comportamento nas redes sociais, para traçar um perfil de sua personalidade e poder identificá-lo como um bom pagador ou não.
A novidade é fruto de uma parceria com a startup Neener Analytics, que trabalha com inteligência artificial cognitiva e com soluções de biometria comportamental. A proposta da solução é ampliar o acesso ao crédito para pessoas que seriam rejeitadas pelos métodos tradicionais de avaliação de risco e descartar somente o chamado “mau pagador”.
A Neener aplica modelos de IA e aprendizado profundo para avaliar o comportamento do cliente nas redes sociais, centrando-se em como o indivíduo toma decisões. Segundo o vice-presidente de Negócios da Fis para a América Latina, Anderson Lucas, são analisados mais de 500 atributos diferentes e, ao final do processo, um perfil do usuário é gerado. O resultado é binário, indicando se o cliente pagará ou não o empréstimo solicitado.
Já Marcus Dantas, gerente de Vendas de Soluções da Fis para a América Latina, destaca que a ferramenta requer a permissão do usuário para realizar a análise e adere à política de privacidade de cada plataforma de mídia social. Ele também esclarece que o processo de análise leva apenas 15 segundos e os dados do usuário não são armazenados.
Com portais Canal Executivo e Maringá Post
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