quinta-feira, 8 de junho de 2023

SNIC: VENDAS DE CIMENTO MOSTRAM LEVE RECUPERAÇÃO NO ÚLTIMO MÊS DE MAIO

A comercialização subiu 1,2% no mês passado, sobre abril, e 1% no ano

O Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic) informou que as vendas de cimento no Brasil apresentaram leve recuperação no último mês de maio ante abril, mas mantiveram tendência de queda no acumulado do ano. Segundo a entidade, o resultado foi impactado Pela alta dos juros e a redução dos lançamentos imobiliários.

Assim, as vendas do setor subiram 1,2% no mês passado, frente a abril, e 1% na base anual, para 5,6 milhões de toneladas de cimento. No entanto, no acumulado dos primeiros cinco meses do ano houve uma queda de 2,5% na comercialização do insumo.

Na comparação por dia útil, foram vendidas 231,7 mil toneladas de cimento em maio, o que representa uma alta de 3,8% em comparação a abril, e de 1,2% em relação a igual período de 2022. Vale destacar que em abril, as vendas caíram 11,6% ante o mesmo mês em 2022, para 4,6 milhões de toneladas.

Também de acordo com o Snic, o cenário de alto endividamento e inadimplência das famílias, a taxa de desemprego elevada, aliada à lenta recuperação dos salários e diante da incerteza econômica, ainda afetam o setor.

Já a comercialização regional em maio passado variou na comparação anual, com destaque para as quedas de 1,4% na região Nordeste e de 0,9% no Centro-Oeste. A maior alta foi de 8,3%, registrada na região Norte, seguida por Sul e Sudeste, com 3,9% e 1,2%.

"A persistência da alta taxa básica de juros penaliza a cadeia da construção civil não apenas nas vendas, mas também na geração de emprego, renda e na retomada das obras para o desejável retorno do Brasil ao crescimento", diz Paulo Camillo Penna, presidente da entidade.

www.snic.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário