O segmento de Materiais de Construção registrou uma retração de 23,6%
O Índice Getnet (IGet), indicador desenvolvido pela Getnet em parceria com o Departamento Econômico do Santander Brasil, indicou que o varejo brasileiro apresentou uma queda de 5,7% em janeiro, na comparação com dezembro de 2021. Já a categoria restrita, que exclui as vendas de materiais de construção e veículos, recuou 8,6% na mesma comparação.
Os resultados reforçam a tendência negativa observada nos últimos meses para a atividade. "Esse enfraquecimento decorre da pressão inflacionária, das limitações da cadeia produtiva e do deslocamento da demanda das famílias em direção aos serviços (em detrimento dos bens)”, diz André Parize, diretor financeiro da Getnet, que oferece soluções de pagamento até gestão de negócios.
O IGet mostra, ainda, que em janeiro houve queda em todos os segmentos varejistas. O destaque negativo ficou para Móveis e Eletrodomésticos, com um recuo de 42,6% frente a dezembro; e Materiais de Construção, com uma retração de 23,6%. O setor de serviços às famílias começou o ano com um recuo de 8,8%.
Vale destacar que o indicador utiliza informações de transações no mercado de adquirência (intermediação dos pagamentos realizados com cartões de crédito e de débito) nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil, principalmente do segmento varejista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário