quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

PROTESTE MAPEIA SERVIÇOS OFERECIDOS POR E-COMMERCES DE LOJAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Levantamento foi com Leroy Merlin, C&C, Balaroti, Telhanorte e Casa Show

Um levantamento da Visa Consulting & Analytics mostra que em 2021 houve um aumento de 74% nas compras online de material de construção. Então, para apoiar aos que precisam escolher as melhores lojas dessa modalidade, o Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, mapeou cinco diferentes lojas.

O levantamento considerou as empresas Leroy Merlin, C&C - Casa&Construção, Balaroti, Telhanorte e Casa Show. Foram considerados sete critérios: as condições do serviço, as informações legais sobre os produtos, o processo de compra, os tipos de pagamento, o processo de entrega, a conformidade dos produtos entregues e o suporte pós-vendas.

Um dos pontos positivos observados é que todos os e-commerces avaliados trouxeram a descrição completa dos produtos, assim como o seu valor. Nenhum deles exigiu uma quantidade mínima do item a ser comprado, o que também é um benefício importante. No entanto, apenas a Casa Show mostra o prazo de entrega somente depois que o item é incluído no carrinho.

Em todos os sites as informações sobre o direito de arrependimento da compra são encontradas, mas a Leroy Merlin e a Balaroti colocaram os dados em locais de mais fácil acesso. A Leroy Merlin também se destacou na facilidade de uso, com boa avaliação da organização e qualidade do campo de busca. Ja a Casa Show, por apresentar um sistema mais lento, foi a que se saiu pior nesse quesito.

A C&C foi a loja com a melhor avaliação do processo de compra, porque foi a única a possibilitar o chamado "duplo clique", em que o usuário encontra um resumo detalhado de toda a sua compra e custos antes de finalizar a transação.

Apesar de todas as lojas oferecerem mais de quatro formas de pagamento (como cartão de crédito, débito em conta, boleto, Pix e até carteiras virtuais, como Ame e PicPay), nenhuma possibilitou o pagamento na entrega. Por fim, em relação à entrega do item, a Telhanorte foi a única que não respeitou o prazo estipulado.


Com portal Valor Investe

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