quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

ABRAVIDRO LANÇA NOVO INDICADOR SOBRE O DESEMPENHO DE VENDAS DE VIDROS PROCESSADOS

Em janeiro houve queda de 6,4% nas vendas sobre dezembro passado

Já está disponível o Termômetro Abravidro, novo indicador da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos que permitirá ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas de vidros processados. O índice de desempenho do indicador varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores superiores a 50 mostram alta do nível de atividade e inferiores a 50 representam queda. 

Segundo a entidade, para calcular a variação ao longo dos meses foi considerado que o índice em dezembro do ano passado é igual a 50 pontos. Segundo os dados apurados, em janeiro de 2022 houve uma queda de 6,4% nas vendas em relação a dezembro de 2021, alcançando a marca de 46,8 pontos. A apuração e consolidação dos dados está a cargo da GPM Consultoria. 

O estudo (AQUI) está na fase piloto. A primeira edição foi feita apenas consultando empresas ligadas à diretoria da associação. Nas próximas, as demais processadoras do país serão convidadas a participar. A coleta de informações para o primeiro Termômetro foi feita entre 1 e 4 de fevereiro deste ano, por meio de formulário online, respondido por vinte empresas, sem ponderação por porte das respondentes. 

O Termômetro Abravidro é um complemento ao Panorama Abravidro, que era o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. Vale lembrar que a pesquisa para o Panorama 2022 pode ser respondida por todas as beneficiadoras brasileiras (AQUI), até o próximo dia 18 de março. Com o Termômetro, as processadoras conseguirão verificar mensalmente o desempenho do mercado. 

“A Abravidro está sempre em busca de apoiar as processadoras na gestão eficiente dos seus negócios. Ao longo do tempo teremos uma série histórica que nos permitirá registrar impactos da sazonalidade e eventos específicos ocorridos naquele mês, por exemplo,” comenta José Domingos Seixas, presidente da entidade. 

www.abravidro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário