Desempenho do setor no estado representa a sexta queda mensal seguida
A Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o volume de vendas do comércio de material de construção no estado de São Paulo apresentou um recuo de 2,8% no último mês de setembro.
O desempenho representa a sexta queda mensal seguida, tendo como referência os mesmos meses de 2021. No Brasil, a retração em setembro foi de 7,9%, patamar mais acentuado que o visto em agosto, na comparação mês contra mês.
Em relação aos números paulistas, com a queda menor das vendas em setembro, o volume acumulado no ano ficou em -6,7%, menos do que o registrado nos meses de julho e agosto. Já no acumulado dos últimos doze meses, houve uma retração de 7,6%, também mais ameno que o visto nos dois meses anteriores.
“O recuo menos acentuado no mês e a curva ascendente, ainda que tímida, nas trajetórias do acumulado do ano em 12 meses corroboram com esta análise. Não é de hoje que temos dito que se esperava do ano números difíceis na contraposição com 2021, ainda mais se analisarmos os três primeiros trimestres, devido à base forte de comparação”, diz o economista Jaime Vasconcellos.
“De toda forma, nos parece seguro dizer que a tendência é sim de retrações menos acentuadas no último trimestre de 2022, trazendo consigo a finalização deste processo de estabilização pós fortes números do segundo semestre de 2020 ao primeiro semestre de 2021”, conclui Jaime, que também é consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).
Com portal Sincomavi
Nenhum comentário:
Postar um comentário