O órgão também vai realizar campanha de orientação ao consumidor
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, já iniciou o monitoramento de preços para conferir o cumprimento das ofertas anunciadas para a Black Friday, que começa à zero hora do dia 24 de novembro, última sexta feira daquele mês. Além disso, começou uma campanha de orientação do consumidor para que ele possa se beneficiar das vantagens reais desse dia de promoções.
A exemplo do que já fez em outras edições, o Procon-SP fará plantão especial de monitoramento e orientação entre às 19h00 do dia 23 de novembro até 22h00 do dia 24.
Veja algumas dicas do órgão:
- Acompanhar desde já os preços dos produtos/serviços que se deseja adquirir, anotando preços e guardando as informações (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa.
- Verificar se o site é brasileiro. Cuidado com os que são internacionais (ponto.com) e suas promessas, já que as regras do Código do Consumidor (CDC) não se aplicam se o site não possuir representantes no Brasil.
- Ficar atento a sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.
- Verificar a reputação do fornecedor. No ano passado o Procon-SP divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday. Para conhecê-las clique Aqui.
- Ficar atento ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.
- O consumidor tem sete dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (internet ou telefone).
- Acessar somente a página oficial da empresa e verificar antecipadamente a sua política de troca.
- Ficar atento aos sites não recomendados pelo Procon-SP. Veja Aqui.
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, já iniciou o monitoramento de preços para conferir o cumprimento das ofertas anunciadas para a Black Friday, que começa à zero hora do dia 24 de novembro, última sexta feira daquele mês. Além disso, começou uma campanha de orientação do consumidor para que ele possa se beneficiar das vantagens reais desse dia de promoções.
A exemplo do que já fez em outras edições, o Procon-SP fará plantão especial de monitoramento e orientação entre às 19h00 do dia 23 de novembro até 22h00 do dia 24.
Veja algumas dicas do órgão:
- Acompanhar desde já os preços dos produtos/serviços que se deseja adquirir, anotando preços e guardando as informações (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa.
- Verificar se o site é brasileiro. Cuidado com os que são internacionais (ponto.com) e suas promessas, já que as regras do Código do Consumidor (CDC) não se aplicam se o site não possuir representantes no Brasil.
- Ficar atento a sites conhecidos que estampam ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.
- Verificar a reputação do fornecedor. No ano passado o Procon-SP divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday. Para conhecê-las clique Aqui.
- Ficar atento ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.
- O consumidor tem sete dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (internet ou telefone).
- Acessar somente a página oficial da empresa e verificar antecipadamente a sua política de troca.
- Ficar atento aos sites não recomendados pelo Procon-SP. Veja Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário