segunda-feira, 2 de outubro de 2017

VENDAS DO VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CRESCEM 7% EM SETEMBRO

Na comparação com o mês de agosto de 2017 o índice se manteve estável

As vendas do varejo de material de construção cresceram 7% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2016, segundo pesquisa Tracking Mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que entrevistou 530 lojistas entre os dias 26 a 29 de setembro. Na comparação com agosto de 2017, o índice se manteve estável no mês.


“Com esses resultados apresentados, o volume de vendas no ano apresenta alta de 4,5%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Já nos últimos 12 meses, conseguimos atingir o crescimento de 1%”, explica o presidente da Anamaco, Cláudio Conz. Segundo o estudo, o desempenho em setembro foi diferente nas regiões do país.

Nas regiões Sudeste e Sul, as vendas apresentaram um desempenho estável e semelhante ao mês de agosto. No Centro-Oeste, as lojas retraíram 3%. Já o Norte e o Nordeste foram regiões que mais apresentaram variações, apresentando retração de 8% e 6% nas vendas, respectivamente.

“Tintas e revestimentos cerâmicos são as categorias que impulsionaram o setor este mês, pois houve um aumento significativo de vendas, o que indica que a família brasileira já está iniciando as reformas das casas para o final de ano”, afirma Conz. Tradicionalmente, este período representa 65% do volume de vendas no ano, pois com a chegada das festas, a população se preocupa em deixar a casa mais arrumada, consertando aquele encanamento ou pintando a parede que precisava ”, completa.

Através do “Bus Tracking”, uma possibilidade de incluir perguntas carona juntamente à pesquisa mensal desenvolvida pela Anamaco,  indicou que 70% dos lojistas acreditam que terão um aumento no volume de vendas de predominantemente 10% no mês de outubro. “O segundo semestre do ano é sempre mais positivo para o nosso setor”, afirma o pesidente executivo da Anamaco.

Os lojistas entrevistados das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste pretendem fazer novos investimentos nos próximos meses. Já intenção de contratar novos funcionários  no mês de outubro aumenta no Sul mas retrai na região Norte. O Mercado continua mostrando-se cada vez mais distante e independente sobre a política brasileira. O otimismo do setor com relação às ações do Governo nos próximos 12 meses subiu de 32% para 36%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário