sexta-feira, 12 de maio de 2017

IPEM-SP ENCONTRA IRREGULARIDADES EM LÂMPADAS LED FISCALIZADAS NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO

O instituto paulista verificou 5.206 produtos e apreendeu 3.572 (69%)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), realizou ontem, 11, uma operação especial de fiscalização sobre o comércio de lâmpadas led na conhecida rua Santa Ifigênia, região central da capital paulista. As equipes do instituto verificaram 5.206 produtos, sendo que 3.572 (69%) estavam irregulares e foram apreendidos.


O objetivo da operação especial, realizada em parceria com o Procon e com o apoio da Polícia Militar, foi retirar do mercado lâmpadas led sem registro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que estão descumprindo os prazos de importação, distribuição e comercialização por parte de importadores e fabricantes, ou seja, que estão desrespeitando as portarias e regulamentos no que diz respeito às questões técnicas.

No total, foram fiscalizadas seis lojas e as seis (100%) foram autuadas. As irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização foram o uso indevido da marca do Inmetro nos produtos e a ausência das informações obrigatórias na embalagem e no produto. Esses fatores e a apresentação de informações falsas com relação a eficiência luminosa e vida útil declarada levam o consumidor a escolher um produto de baixa qualidade.

Em 2017, foram apreendidas/interditadas 2181 unidades e ainda em operação conjunta com a Receita Federal foram proibidas de entrar no país 200 mil unidades. Vale destacar que as lâmpadas de led devem ter a etiqueta nacional de eficiência energética e marcações obrigatórias na embalagem.

Dentre as principais informações estão o nome, marca ou logotipo do fabricante ou importador, tensão a que se destinam em volt (V), potência máxima expressa em watt (W), fator de potência, eficiência luminosa e a equivalência da lâmpada LED com as lâmpadas incandescentes e lâmpadas compactas.

Com Ipem-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário