terça-feira, 17 de abril de 2018

FATURAMENTO DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO FECHA O PRIMEIRO TRIMESTRE COM ALTA DE 2,1%

Resultado positivo, contudo, ainda não significa plena recuperação do setor

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou a edição de seu índice de março, que aponta um crescimento no faturamento deflacionado do setor no trimestre de 2,1%. O resultado positivo, contudo, ainda não significa plena recuperação, uma vez que tomando como referência o acumulado dos últimos 12 meses - abril de 2017 a março de 2018 -, o faturamento registra queda de 1,6%.


Já na comparação entre março de 2017 e março de 2018, o estudo aponta estabilidade (variação de 0,0%). Analisando os números em maior detalhe, observa-se crescimento no faturamento dos
dois segmentos em que se dividem os produtos: base e acabamento. No trimestre, os produtos de base registraram crescimento de 2,2% e os de acabamento 2,0%.

O resultado acumulado é superior à projeção do ano.  No entanto, segundo a Abramat, haverão variações pontuais nos resultados mês a mês, fazendo com que a previsão para o fechamento de 2018, de crescimento de 1,5%, seja mantida.

A expectativa é que as vendas para o varejo sigam crescendo, puxando o setor até o momento em que as grandes construções e obras de infraestrutura voltem a apresentar crescimento relativo a períodos anteriores. Porém, o no de eleições contribui negativamente nesse aspecto, uma vez que muitas obras públicas serão iniciadas apenas ao término da votação.

www.abramat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário