terça-feira, 17 de abril de 2018

PROJETO ELABORADO POR EMPRESA ITALIANA UTILIZA PLÁSTICO RECICLADO NA CONSTRUÇÃO DE CASAS

Material é transformado em fôrmas que são utilizadas na confecção de tijolos

A Presanella Building System, empresa italiana especializada na reciclagem de plástico, desenvolveu o Projeto Ecossistema, que recicla o material, transformando-o em fôrmas para tijolos e na principal matéria-prima de outros elementos construtivos, como as estruturas para fundação e as vigas que sustentam o telhado.


Essas fôrmas plásticas viabilizam componentes pré-fabricados leves e modulares, agilizando o serviço e dispensando a mão de obra especializada. Segundo a empresa, o elemento mais pesado para movimentar é a treliça inteira do telhado, que possui 28 kg. Com isso, são reduzidos os custos da construção, pois não há necessidade de uma equipe numerosa, nem de maquinários para a movimentação das estruturas.

Além disso, o sistema diminui o uso de concreto e armações de ferro nas fundações. Outra vantagem é que, com a aplicação de cimento leve, as casas construídas ganham conforto termoacústico, contribuindo para a redução de energia.

Funcionamento

A começar pela fundação, o piso recebe caixas de ar ventiladas em formato de iglu, que são produzidas a partir do plástico reciclado. Após a fixação da estrutura portante de colunas e vigas metálicas (já cortadas na medida), as fôrmas são montadas e alinhadas, formando as paredes.

Depois, são preenchidas com uma mistura de cimento, água e isopor. Por último, o telhado (que pode ser plano ou inclinado) também é executado com peças fabricadas a partir do plástico. Para se ter uma ideia, uma obra de 80m² utiliza cerca de 2,5 mil kg do material reciclado. Para ver o vídeo explicativo clique AQUI.

www.presanella.eu

Com Portal AECweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário