sábado, 19 de maio de 2018

RIO DE JANEIRO É INDICADA COMO A PRIMEIRA CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA 2020

Cerimônia de assinatura da designação ocorrerá em agosto deste ano

O Conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA), reunido em Oaxacha (México), aprovou nesta sexta-feira, 18, por unanimidade, a indicação da cidade do Rio de Janeiro como a Capital Mundial da Arquitetura UIA/Unesco 2020. A cerimônia de assinatura da designação ocorrerá em agosto deste ano.


A obtenção do título faz parte do programa proposto pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para 2020, quando a capital fluminense sediará o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Cabe à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) agora fazer a designação formal, conforme contrato firmado com a UIA.

Para o presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO, Sérgio Magalhães, o principal legado para a cidade, com o programa do Rio Capital Mundial da Arquitetura UIA/Unesco, será voltar o olhar das autoridades públicas e da sociedade para os atuais desafios urbanos, em busca da construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

“O programa do Rio Capital Mundial da Arquitetura UIA/Unesco 2020 pressupõe uma ampla reflexão sobre a questão arquitetônica-urbanística, com a identificação de metas que possam ser traçadas para os marcos de 2025 e 2030, tanto para a cidade do Rio de Janeiro como para o sistema urbano do país como um todo, articuladas com as metas da Unesco e da ONU”, afirmou Magalhães.

A adesão do Conselho da UIA à proposta apresentada pelo Rio de Janeiro foi comemorada pelo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Andrade, e pela secretária de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio, Verena Andreatta, que estão em Oaxaca, onde ocorreu a reunião da entidade internacional de arquitetura.

www.caubr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário