terça-feira, 21 de abril de 2020

FCC APRESENTA COMPOSTO POLIMÉRICO PARA ASSENTAMENTO DUNDUN CERÂMICA

Inovação garante maior produtividade e soluciona danos de desplacamento

A FCC, de Campo Bom (RS), fabricante de argamassa polimérica para assentamento de alvenarias, vedação para silos e carrocerias, apresenta ao mercado a DunDun cerâmica, produto inovador indicado para a fixação de revestimentos cerâmicos e porcelanatos internos, substituindo a argamassa colante tradicional à base de cimento.


A novidade surgiu após dois anos de pesquisas na unidade de Campo Bom da empresa, nos Institutos Tecnológicos Unisinos (RS) - Itt Performance, no Instituto Falcão Bauer, em São Paulo; e na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) em São Paulo (SP). “A projeção da empresa é ter um retorno de R$ 20 milhões até 2024”,  relata Phelipe Curti, gerente de Negócios de Construção Civil.

“Sempre acompanhando o setor, notamos ano a ano que a quantidade de m² desplacados vinha aumentando. Oficialmente em 2019 já eram 2.6 milhões de m² com falhas. Em paralelo a isso, no final de 2017 iniciamos os estudos de desenvolvimento do composto polimérico para esta função. No final de 2019 lançamos para o mercado a DunDun Cerâmica”, complementa o executivo.

Segundo a FCC, entre os diferenciais do produto está a flexibilidade e o aumento da produtividade, o rendimento cinco vezes maior e duas vez mais produtivo que a argamassa colante. “Com a argamassa colante cimentícia são necessários 10kg para fazer 1 m², já com a DunDun cerâmica você precisa de apenas 2kg para fazer a mesma metragem”, esclarece

Até o momento, a DunDun cerâmica está no mercado via construtoras e estará disponível ao varejo em breve. “Temos protótipos em 10 das maiores construtoras do Brasil e o retorno tem sido muito positivo”, conta Curti. Em relação ao mercado externo, a FCC já exportou mais de 100 toneladas do produto para a Argentina. Em no máximo um ano, a projeção é também entrar no Uruguai e Peru.

Flexibilidade

Outro diferencial da DunDun cerâmica é a flexibilidade. “A argamassa colante é muito rígida e não tem capacidade para absorver a movimentação estrutural e a dilatação higroscópica da cerâmica, resultando no desplacamento das peças por tensão de cisalhamento. Com a DunDun cerâmica temos no mínimo 90% de melhoria nos desplacamentos cerâmicos”, conclui Phelipe Curti.

www.fcc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário