domingo, 19 de abril de 2020

PESQUISA DA MOVERGS MOSTRA QUE PERDAS NA INDÚSTRIA MOVELEIRA, ENTRE MARÇO E ABRIL, PODEM CHEGAR A 80%

Em Bento Gonçalves, as atividades retornaram na segunda-feira, 13

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) realizou um levantamento com algumas das principais indústrias de móveis do estado e constatou que 83% delas  retornaram às atividades. No principal polo moveleiro gaúcho, Bento Gonçalves, as atividades foram restabelecidas na última segunda-feira, 13 de abril.


Segundo o presidente da Movergs, Rogério Francio, a entidade não está medindo esforços para articular medidas junto ao governo estadual e prefeituras em benefício do setor. “No dia 19 de março enviamos ofício ao governador Eduardo Leite solicitando o adiamento do pagamento do ICMS e no dia 24 de março encaminhamos aos senadores de deputados federais gaúchos uma série de sugestões que consideramos fundamentais para o mantimento das atividades”, destaca.

Das empresas associadas entrevistadas, a estimativa é que os meses de março e abril gerarão perdas que podem atingir 80% do faturamento. Quanto a possíveis perdas para maio, a incerteza do que acontecerá nos próximos dias, devido à pandemia, empresários calculam 70% de prejuízo àqueles que ainda não conseguem estimar os malefícios gerados pelo Novo Coronavírus.

Já a perspectiva de volta à normalidade também é uma questão que divide opiniões, visto que 67% acreditam que levará seis meses, enquanto que 16% estimam três meses. Alguns empresários se mostraram mais pessimistas e 8% acreditam que poderá se prolongar por 12 meses e outros 8% sugerem que ultrapassará esse período.

Quanto à possibilidade de retorno às atividades, 42% revelaram que todos os colaboradores voltaram às atividades, porém 33% das empresas ouvidas reduziram pela metade sua equipe e os demais estão atuando com 25% da capacidade da sua força de trabalho. Em se tratando de demissões, a estimativa da maioria é que a redução no quadro de funcionários poderá ser de até 30%.

Para esse difícil momento, a maioria afirmou que novas práticas estão sendo criadas, tanto para as áreas comerciais como, por exemplo, estudos de produtos para serem comercializados via e-commerce, facilitação de trabalho home office, planejamento de novos produtos e mercados. No entanto, outras afirmaram que ainda não desenvolveram ações após a pandemia.

www.movergs.com.br

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