sexta-feira, 24 de abril de 2020

PROGRAMA JUNTOS SOMOS MAIS DIVULGA DADOS SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DO VAREJO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O faturamento diário por débito, em 5 de março, caíu 54% nas lojas

Análises conduzidas pela Juntos Somos Mais, ecossistema do varejo da construção civil, indicam que o impacto em março de reposição de estoque dos varejos foi de 13%, quando comparado a fevereiro, mas que na quarta semana do terceiro mês do ano a queda já foi de 43%.


Já levantamentos de representantes do setor de pagamentos confirmam a visão, mostrando que o faturamento diário por débito, em 5 de março, caíu 54% nas lojas de materiais de construção brasileiras (versus 67% de queda média no varejo físico, excluindo supermercados e farmácias), em comparação à média de janeiro e fevereiro.

A reabertura de lojas de materiais de construção em diversas cidades teve impacto muito relevante: no dia primeiro de abril, o  faturamento diário por débito caía 7% (versus 46% de queda média do varejo físico, excluindo supermercados e farmácias).

No e-commerce, em geral, as quedas foram menores. Para materiais de construção, em primeiro de abril, a redução de faturamento foi de 8%, quando a média de todos os setores do varejo foi de 13%.
“Um dos desafios nesse momento de menor presença física nas lojas é que a penetração da venda on-line ainda é bastante restrita no setor (menos de 10% das lojas pequenas e médias), afirma Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais.

Então, para conter os impactos da crise, que vêm afetando todos os setores da economia, as empresas reduziram de alguma forma sua produção, sendo que 8% já a interromperam em sua totalidade e 17% suspenderam em mais de 50%. Outros 25% suspenderam até entre 31% e 50% da produção enquanto metade (50%) está operando no modo “slow down” ou com redução de até 30%.

Vale destacar que todas as empresas declaram ter suas equipes comerciais operando de forma pelo menos parcialmente remota. Buscando apoiar seus participantes neste cenário, a Juntos Somos Mais está aprimorando seus benefícios estendendo a data de validade dos pontos, possibilitando trocas por vouchers em compras de alimentos via aplicativos de entregas; e também a ofertas de cursos.

“Nosso propósito na Juntos Somos Mais é fortalecer o varejo de material de construção e, neste momento crítico, temos batalhado pelo reconhecimento do setor como essencial no período de isolamento além de ampliar nossos benefícios tanto de prêmios para resgates como informações sobre gestão financeira e cuidados com a saúde”, afirma Serrano.

www.juntossomosmais.com.br

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